Topo
TIJUCAS | Sexta Feira, 19 de Abril de 2024
Loading
Topo Daqui Tijucas
Menu Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Impressa Contato

Notícias

24 de Agosto de 2017 - 13:39:45

“Ainda não tem nada liberado para Bombinhas”

Eloi Mariano Rocha comparece ao Legislativo para falar das tratativas para liberação de água do rio Tijucas para Bombinhas
 
 
“Ainda não tem nada liberado para Bombinhas”

Prefeito diz que liberação da água é assunto do estado. Vereadora discorda

 

CLÁUDIO EDUARDO DE SOUZA
[email protected]

 

Após ter recebido a prefeita de Bombinhas, Ana Paula da Silva (PDT), para falar sobre o projeto de captação de água do rio Tijucas, a Câmara de Vereadores recebeu o prefeito Eloi Mariano Rocha (PSD) para esclarecer sobre as tratativas para a execução desta obra, orçada em cerca de R$ 50 milhões. “Ainda não tem nada liberado para Bombinhas”, destacou Eloi, garantindo que, apesar de o outro município ter a outorga para captar a água, precisa ainda da liberação para exploração do solo daqui – por onde deverão passar cerca de 15 quilômetros de tubulação, até chegar em Porto Belo (onde a Câmara já aprovou o início da obra).

Pelos procedimentos, Bombinhas só poderá dar início às obras após o Poder Executivo enviar um projeto de lei ao Legislativo pedindo que seja autorizada a liberação do uso do solo. No entanto, para isto, conforme o prefeito, estão sendo feitas reuniões para discutirem compensações para Tijucas. “Se não existir compensação, não permitiremos a exploração do nosso solo. Isto está bem claro”, assegurou Eloi.

Sobre a outorga dada pelo Estado, que libera para que Bombinhas retire a água do rio Tijucas, o prefeito diz não ser algo de competência do município para que entre em discussão. “Não tem prefeito que inviabilize essa outorga. Compromete 2% da capacidade do nosso rio, pouco vai comprometer. O prefeito não tem como proibir, porque é um bem público”, afirmou.

No entanto, a declaração foi rebatida por Fernanda Melo (PMDB). A vereadora defende que o município tenha a obrigação de regulamentar a outorga dada pelo Estado. “Como representante do povo, fico inconformada com essa postura do município. São 240 litros de água por segundo sem a verificação do verdadeiro impacto ambiental e social”, argumentou a parlamentar.

 

O TRAJETO DA OBRA

O trajeto proposto pelo departamento de engenharia do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Tijucas (Samae) para que a tubulação passe, começa na altura da ponte da Itinga, até encontrar a SC-410, segue pela rua Nova Trento, na Joaia, por onde seguirá margeando uma vala já existente; atravessa, então, a P4 e vai por outra vala até o Sertão do Valongo. “O prefeito não liberou nada ainda, só quando os engenheiros falarem que pode liberar”, comentou Eloi.

 

Compensações acordadas – segundo o prefeito

- Asfalto da ponte da Itinga até a SC-410;

- Pavimentação da rua Nova Trento;

- Dar a tubulação (e executar a obra) para a adutora do Samae da ponte da Itinga até a ponte da Joaia;

- Pagamento de taxa de uso do solo (que será pago permanentemente, mas ainda não se chegou a um valor);

- Pavimentação da P4 (esta opção teria sido, conforme o prefeito, a única que a empresa ainda não havia batido o martelo).

 

Envie um Comentário

 

Últimas Notícias

Santa Catarina registra 30 municípios afetados pelas chuvas e sete em situação de emergência
Feira do Livro de Tijucas acontece na próxima semana
Prefeitura de São João Batista lança concurso público para diversas áreas
Porto Belo realiza terceira edição do programa Emprega Mais na próxima semana
Cláudio do Jornal conquista R$ 700 mil para a saúde de Tijucas
Rodapé Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Galerias Vídeos Impressa Contato
Rodapé Contato Contato AmpliWeb Google Plus YouTube