Topo
TIJUCAS | Sexta Feira, 26 de Abril de 2024
Loading
Topo Daqui Tijucas
Menu Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Impressa Contato

Notícias

06 de Julho de 2017 - 17:18:34

Tijucas se une para dizer “não” à penitenciária

Apesar da manifestação popular contrária, Governo do Estado não recua da intenção de abrir a unidade prisional no município
 
 
Tijucas se une para dizer “não” à penitenciária

Centenas de pessoas lotaram o anfiteatro na audiência pública

 

CLÁUDIO EDUARDO DE SOUZA
[email protected]

 

Cerca de 700 pessoas compareceram a uma audiência pública, na última quinta-feira à noite, para manifestar a contrariedade à instalação de uma penitenciária industrial em Tijucas. Apesar disto, o Governo do Estado não recuou da intenção de abrir a unidade prisional no município.

“Minha prioridade sempre foi e será o respeito ao povo. E quando a comunidade não quer, o prefeito também não quer. Portanto, digo não à penitenciária e mesmo que muitos acreditem ser este um fato consumado, não vamos desistir desta causa. Vamos lutar para evitar esta construção!”, defendeu o prefeito Eloi Mariano Rocha (PSD).

A audiência pública foi promovida pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina. E teve ecos por lá. Ontem, três deputados repercutiram o assunto e fizeram uma moção ao Governo do Estado – aprovada pelos demais parlamentares – em que se manifestam contrários à instalação da penitenciária em Tijucas. No requerimento proposto pelos deputados Altair Silva (PP), Mario Marcondes (PSDB) e Serafim Venzon (PSDB), a justificativa é de que a cidade não conseguirá arcar com as dificuldades sociais e econômicas provocadas pela vinda da unidade prisional, além de ressaltar a falta de diálogo entre a administração estadual e a sociedade.

A expectativa do Estado, que já tem adiantado o processo burocrático para a construção da penitenciária, é que a unidade – orçada em R$ 48 milhões – seja construída nas proximidades do presídio, no bairro Itinga. Na audiência, foram relatados uma série de impactos negativos nas áreas de saúde, segurança, assistência social, infraestrutura, saneamento básico, educação e reflexos ambientais. A apresentação foi baseada em dados coletados nas secretarias municipais e no próprio Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV) encomendado pela secretaria de estado da Justiça e Cidadania do Governo de Santa Catarina.

 

O QUE DIZ O ESTADO?

O DAQUI entrevistou o representante do Governo na audiência pública, Leandro Soares Lima, secretário adjunto da secretaria de estado de Justiça e Cidadania de Santa Catarina.

DAQUI – Porque a escolha de Tijucas para a construção da penitenciária?

Leandro - A escolha é geográfica. Foi o mesmo critério para a construção de outras 49 unidades prisionais em outras cidades. A escolha é geográfica, respeitando os critérios demográficos. Tijucas não foi escolhida a esmo. Tijucas foi escolhida por sua posição geográfica.

DAQUI – Depois desta audiência pública, há possibilidade do Governo recuar?

Leandro – Não. A Secretaria e o Governo do Estado mantém os planos da construção da penitenciária em Tijucas. Ela se encontra judicializada, mas não pretendemos recuar.

 

Envie um Comentário

 

Últimas Notícias

Porto Belo realiza Segundo Encontro de Pescadores na Praia do Baixio
Santa Catarina registra 30 municípios afetados pelas chuvas e sete em situação de emergência
Feira do Livro de Tijucas acontece na próxima semana
Prefeitura de São João Batista lança concurso público para diversas áreas
Porto Belo realiza terceira edição do programa Emprega Mais na próxima semana
Rodapé Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Galerias Vídeos Impressa Contato
Rodapé Contato Contato AmpliWeb Google Plus YouTube