Topo
TIJUCAS | Quarta Feira, 24 de Abril de 2024
Loading
Topo Daqui Tijucas
Menu Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Impressa Contato

Notícias

01 de Junho de 2017 - 13:50:51

25 anos da partida do ilustre Harry Laus

 
 

Ei, você sabe quem foi este homem que há 25 anos partiu? Talvez já tenha ouvido falar o nome... Ou, pelo menos, o sobrenome – que é bem daqui. Muita gente talvez não saiba é a importância que este Harry Laus teve, os lugares que percorreu e por onde levou o nome de Tijucas. No último dia 27 de maio, fez 25 anos de sua morte. E o mínimo que merece é ser lembrado (e apresentado aos que não o conhecem).

Parte da tradicional família Laus de Tijucas, Harry nasceu em 1922 – justamente num ano emblemático para a arte moderna no Brasil. Coincidência por, depois, ele ter se tornado renomado crítico de Artes, conhecido no país inteiro pela intensa atividade jornalística que se estendeu por três décadas.

Também escreveu – atividade ao qual era apaixonado, na mesma medida que pela leitura. Publicou muitas novelas e contos na França, inclusive “Les Jardins du Colonel”, traduzido no Brasil como “Os Papéis do Coronel”. Se atirava na escrita com seriedade e intenso desejo de atingir “o resultado, o sumo, a essência”, nas palavras do Coronel do próprio romance.

Aliás, único romance de Harry Laus. Em “Os Papéis do Coronel”, o texto coloca seriamente a questão do escrever, deixando-nos o testemunho do processo literário de Harry Laus, suas angústias, questionamentos e o próprio caminho interior. Apesar das idas e vindas pelo mundo, Harry estava em Florianópolis quando, no fim de maio de 1992, partiu, aos 80 anos de idade. Ficou na lembrança de alguns, na estante de outros e na admiração de muitos.

 

Envie um Comentário

 

Últimas Notícias

Santa Catarina registra 30 municípios afetados pelas chuvas e sete em situação de emergência
Feira do Livro de Tijucas acontece na próxima semana
Prefeitura de São João Batista lança concurso público para diversas áreas
Porto Belo realiza terceira edição do programa Emprega Mais na próxima semana
Cláudio do Jornal conquista R$ 700 mil para a saúde de Tijucas
Rodapé Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Galerias Vídeos Impressa Contato
Rodapé Contato Contato AmpliWeb Google Plus YouTube