Topo
TIJUCAS | Quarta Feira, 24 de Abril de 2024
Loading
Topo Daqui Tijucas
Menu Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Impressa Contato

Notícias

23 de Março de 2017 - 19:05:14

Tijucas está sem o atendimento do 192

Falha de abastecimento do sistema e falta de curso de capacitação dos funcionários fez com que o Samu daqui fosse suspenso
 
 
Tijucas está sem o atendimento do 192

Estragada, ambulância do Samu não tem mais conserto

 

CLÁUDIO EDUARDO DE SOUZA

[email protected]

 

Quem mora em Tijucas e, num momento de emergência, achar que a solução é discar 192, pode ficar sem o atendimento. Por supostas falhas no abastecimento de informações no ano passado, o município está sem o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Além disto, outra razão para o corte foi a ausência de funcionários em cursos de capacitação que são obrigatórios.

De acordo com o atual secretário municipal de Saúde de Tijucas, Vilson Porcíncula, o Tem, o Ministério da Saúde deixou de fazer dois repasses ao município, referentes ao Samu, no ano passado, por conta desta falha de preenchimento no sistema. “Além de dois meses em 2016, este ano também não fizeram o repasse de fevereiro. O valor é de R$ 12,5 mil. O município que arca com a maioria do custeio, mas sabemos da importância do Samu, por isso estamos lutando para, o mais breve possível, regularizar esta situação e voltar ao atendimento normal”, destaca Tem.

Com a falta do Samu, parte da sobrecarga dos chamados recaiu sobre o Corpo de Bombeiros e outra parte, sobre a própria secretaria de Saúde. “As nossas demandas aumentaram, porque nós passamos a mediar o que o Samu faria. Por vezes temos de pedir auxílio às cidades de Nova Trento e Biguaçu, onde o serviço está funcionando normalmente”, salienta Tem. Conforme ele, a principal demanda daqui para o Samu são os atendimentos aos acidentes de trânsito – o que se torna ainda mais comum pelo fato de Tijucas ser cortada por uma rodovia federal e outra estadual.

SEM UTILIDADE

Colocada em circulação há cinco anos, a ambulância do Samu de Tijucas, segundo o secretário, não tem mais condições de trafegar pelas ruas da cidade. “Vamos providenciar a regularização do sistema, a capacitação dos funcionários, mas também precisamos conseguir uma nova ambulância. A que temos hoje, não tem mais conserto”, assegura. Ele diz que já há conversa com um deputado estadual para conseguir recursos para a aquisição do novo veículo. No entanto, ainda não tem prazo.

NOVO ENDEREÇO

O Samu chegou em Tijucas há 10 anos. E foi em 2015 que passou a funcionar num prédio independente, na rua Rudy Bayer, no centro do município. Contudo, o secretário diz que planeja a volta do Samu para o mesmo prédio da secretaria de Saúde. “Estamos gastando com aluguel. Esta será mais uma forma de cortarmos gastos”, afirma, na expectativa de que tudo is

 

Envie um Comentário

 

Últimas Notícias

Santa Catarina registra 30 municípios afetados pelas chuvas e sete em situação de emergência
Feira do Livro de Tijucas acontece na próxima semana
Prefeitura de São João Batista lança concurso público para diversas áreas
Porto Belo realiza terceira edição do programa Emprega Mais na próxima semana
Cláudio do Jornal conquista R$ 700 mil para a saúde de Tijucas
Rodapé Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Galerias Vídeos Impressa Contato
Rodapé Contato Contato AmpliWeb Google Plus YouTube