Topo
TIJUCAS | Quinta Feira, 18 de Abril de 2024
Loading
Topo Daqui Tijucas
Menu Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Impressa Contato

Notícias

15 de Dezembro de 2016 - 18:49:03

Governo confirma construção de penitenciária

Prefeito eleito diz que tentou, mas Estado está irredutível: \"enquanto município, continuamos dizendo \'não\' à penitenciária!\"
 
 
Governo confirma construção de penitenciária

A Penitenciária Industrial de Tijucas terá 628 vagas

 

CLÁUDIO EDUARDO DE SOUZA

[email protected]

 

As manifestações contrárias do poder público e da população não interferiram em nada na tomada de decisão do Governo do Estado. Eles seguem convictos na intenção de construir uma penitenciária industrial no município de Tijucas. Na última terça-feira, durante cerimônia em que lançou operação para conter as facções criminosas que agem nas unidades prisionais, o governador Raimundo Colombo (PSD) assinou a ordem de serviço para o início das obras.

“As ações e os investimentos visam humanizar cada vez mais todo o trabalho do sistema penitenciário catarinense. Temos grandes desafios, mas buscamos a cada dia avançar em segurança, modernidade, qualidade e tecnologia”, afirmou o governador. A Penitenciária Industrial de Tijucas deverá disponibilizar 628 vagas e será nas proximidades do presídio.

Logo após ter sido eleito prefeito, em outubro, Elói Mariano Rocha (PSD) ressaltou, em entrevista ao DAQUI, que lutar contra a instalação da penitenciária na cidade era uma de suas prioridades. "Tivemos reunião em Florianópolis sobre isto, mas avisaram que estava tudo adiantado e se mostraram irredutíveis", comenta Elói. Contudo, ele diz que fará o que for possível para prorrogar a obra: "enquanto município, continuamos dizendo 'não' à penitenciária!".

SITUAÇÃO DO PRESÍDIO

O espaço tem capacidade limitada para 155 presos. No entanto, hoje, mais de 300 estão encarcerados no Presídio Regional de Tijucas. Não bastasse a superlotação, as condições da estrutura são precárias, conforme apontou relatório do Ministério Público de Santa Catarina, com base em laudos do Corpo de Bombeiros, da Vigilância Sanitária e de Engenharia. A Justiça, atendendo ao pedido do MPSC, determinou a reforma e adequação para resolver as irregularidades, em outubro do ano passado.

Na época,  o Ministério Público avaliou que a estrutura precária do prédio, a falta de sistema preventivo de incêndio e a inobservância das normas sanitárias, aliadas à superpopulação carcerária, representavam risco à segurança, colocando em risco a integridade física dos internos e servidores do estabelecimento e ferindo normas da Lei de Execução Penal. Os laudos, requeridos ao órgãos de fiscalização pelo MPSC em inquérito civil público, apontaram problemas considerados críticos e destacaram a possibilidade de uma tragédia ou uma fuga em massa.

 

 

Envie um Comentário

 

Últimas Notícias

Prefeitura de São João Batista lança concurso público para diversas áreas
Porto Belo realiza terceira edição do programa Emprega Mais na próxima semana
Cláudio do Jornal conquista R$ 700 mil para a saúde de Tijucas
Estado amplia serviço aeromédico e todo catarinense está a apenas 20 minutos de um atendimento por aeronave
Porto Belo lança o programa voltado para pacientes com dores crônicas
Rodapé Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Galerias Vídeos Impressa Contato
Rodapé Contato Contato AmpliWeb Google Plus YouTube