Topo
TIJUCAS | Sexta Feira, 29 de Março de 2024
Loading
Topo Daqui Tijucas
Menu Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Impressa Contato

Notícias

13 de Março de 2015 - 09:51:38

Empresários de Porto Belo ameaçam fechar a BR-101

Centenas de trabalhadores precisam pagar pedágio para circular dentro do município depois que acesso foi fechado
 
 

Centenas de pessoas que moram e trabalham em Porto Belo, reclamam de uma decisão da Autopista Litoral Sul. Há quase três meses, a concessionária que administra o trecho da BR-101 que passa pela cidade, fechou um retorno na altura do quilômetro 157 que permitia que os funcionários das empresas que ficam às margens da rodovia fossem do trabalho para casa. Agora, empresários se articulam para, em breve, fechar a BR-101. Ainda não há data definida para o protesto.

De acordo com Edson Fantini, proprietário da Palmitos NatuPalm, que fica no trecho onde houve a mudança, os empresários estão desde 2009 neste imbróglio com a Autopista. Mas, antes, conseguiam retornar para as casas sem que fossem obrigados a passar pela praça de pedágio. “No começo, eles mesmo tinham feito a divisória na pista para que usássemos. Era a alternativa que tinham nos apresentado, na época. Funcionou por mais de quatro anos. Agora simplesmente fecharam o que antes, em reunião conosco, tinham se comprometido a manter”, conta Edson.

O empresário diz que a reclamação dos trabalhadores – que somados entre todas as empresas envolvidas, são centenas – é de que não é justo terem de pagar pedágio dentro do próprio município. “Nós residimos em Porto Belo e só queremos atravessar a pista. O poder público ou a concessionária têm de nos dar alguma alternativa. Nem que seja, como em alguns trechos de Tijucas, fazer as marginais com mão dupla. É só sinalizar bem que vai funcionar”, acredita.

Edson diz que os empresários da região têm se organizado para procurar uma solução, pois entendem que a mudança tem pesado no orçamento dos funcionários. E temem, inclusive, que a medida tenha impacto na economia do município. “Ali é uma área de expansão e isso vai atrapalhar que novas empresas se instalem. Fora o risco de que as que já estão ali percam os funcionários”, argumenta. Edson garante que estão todos dispostos a brigar pelo que consideram direito deles. Diz que estão dispostos a lutar contra a medida da concessionária, que agiu, segundo ele, de forma autoritária. “Eles começaram a perceber o crescimento daquela região, e por isso resolveram fazer isso. Só o que a Autopista sabe fazer é olhar para o bolso, nunca é solidária à sociedade local”, reclama.

O QUE DIZ A EMPRESA?

Em nota, a Autopista Litoral Sul disse ter cumprido, no dia 12 de dezembro do ano passado, a determinação da Agência Nacional de Transportes Terrestre (ANTT) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF), que solicitaram o fechamento do retorno operacional do km 157 da BR-101 (do sentido sul para o norte) por motivo de segurança. “A concessionária se reuniu com a comunidade, empresários, PRF, ANTT e a prefeitura de Porto Belo e sugeriu que fosse feita a ligação de ruas na região rural do município com a avenida Governador Celso Ramos, o que resolveria o problema e os moradores não precisariam mais utilizar a BR-101 para retornar à cidade. A reunião foi registrada em ata e a prefeitura e os empresários locais se comprometeram em dar viabilidade ao projeto”, informou a concessionária. 

 

Envie um Comentário

 

Últimas Notícias

Porto Belo recebe a obra do Pronto Atendimento 24h
Tijucas inicia Campanha de Vacinação contra a Influenza e Tétano
Bombinhas e Florianópolis têm áreas de cultivo de moluscos interditadas temporariamente
Prefeitura de Tijucas está com vagas de estágio remunerado abertas
Audiência Pública para leitura da realidade municipal de Tijucas acontece dia 02 de abril
Rodapé Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Galerias Vídeos Impressa Contato
Rodapé Contato Contato AmpliWeb Google Plus YouTube