Topo
TIJUCAS | Sábado, 20 de Abril de 2024
Loading
Topo Daqui Tijucas
Menu Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Impressa Contato

Notícias

15 de Outubro de 2015 - 10:10:30

Capital dos Transatlânticos

Porto Belo comemora 183 anos de história
 
 
Capital dos Transatlânticos

Uma das cidades mais bonitas do litoral catarinense, Porto Belo, completou 183 anos na última terça-feira. O município atrai visitantes pela gastronomia requintada, águas calmas esverdeadas e pela cultura açoriana. A cidade também destaca-se pelo turismo náutico e pelos cruzeiros marítimos. Para a temporada de 2015/2016 são esperados cerca de 80 mil turistas, entre passageiros e tripulantes, em 28 escalas já programadas.

A mistura entre o mar e a arquitetura faz Porto Belo uma cidade especial. O município tem hoje 18.630 habitantes e, durante a temporada de verão, chega a receber uma população cinco vezes maior. “Porto Belo é uma que está cidade em constante evolução. Planejamos uma nova cidade e as obras estruturantes que realizamos hoje terão um impacto no futuro das novas gerações”, destaca o prefeito Evaldo Guerreiro. Além do turismo, o município acredita no potencial industrial.

Apesar de ser um destino ideal para quem deseja sossego, Porto Belo também é conhecida pelas festas em lanchas, que agitam a praia do Caixa D’aço na temporada. “O município atrai um público que busca uma culinária mais requintada e pousadas aconchegantes”, revela. De acordo com o secretário de Turismo, Claudio Souza, a temporada 2015/2016 é promissora para a cidade. “Com o dólar alto, estamos trabalhando para atrair turistas brasileiros e de todo o Mercosul.

 

Camarão para comemorar

Em comemoração aos 183 anos de Porto Belo, o Município promoveu o 3º Festival do Camarão. O evento contou com a participação de 40 mil pessoas nos três dias de festa. Dona Maria Nazeré de Oliveira, 63 anos, mora em Brusque e veio com a família prestigiar a festa. “Já vim no ano passado e gostei muito. Amo frutos do mar e aqui tem muitas opções gostosas para comer”, conta.

No domingo, por volta do meio-dia, foram distribuídos 5,6 mil quilos de caldeirada, que foi considerada a maior caldeirada do mundo. O evento, com foco principal na gastronomia, faz parte do calendário de Festas de Outubro de Santa Catarina.

 

Município preserva traços da colonização portuguesa

Um dos destaques de Porto Belo são os traços da cultura açoriana. Os vestígios da colonização são percebidos na arquitetura, na gastronomia e no estilo de vida do nativo. De acordo com o historiador, Dieter Hans Bruno Kohl, no livro “Porto Belo: Sua História Sua Gente”, a colonização teve início em meados do século XVIII, quando o Governo Português resolveu habitar o litoral catarinense. Foram enviados 60 casais vindos do Arquipélago dos Açores para iniciaram uma povoação, hoje, Porto Belo.

Uma das primeiras colônias fundadas na Província de Santa Catarina foi Porto Belo, antes chamada de Nova Ericeira, na Enseada de Garoupas. A partir de 1817, vieram de Portugal pescadores, barbeiros, alfaiates e sapateiros para a região. Em 1824 a Colônia foi elevada à freguesia com a vinda de novos colonos. Pelo Decreto Imperial de 1832, foi criado a Vila e posteriormente o Município de Porto Belo, desmembrado de São Francisco. 

 

Envie um Comentário

 

Últimas Notícias

Santa Catarina registra 30 municípios afetados pelas chuvas e sete em situação de emergência
Feira do Livro de Tijucas acontece na próxima semana
Prefeitura de São João Batista lança concurso público para diversas áreas
Porto Belo realiza terceira edição do programa Emprega Mais na próxima semana
Cláudio do Jornal conquista R$ 700 mil para a saúde de Tijucas
Rodapé Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Galerias Vídeos Impressa Contato
Rodapé Contato Contato AmpliWeb Google Plus YouTube