Topo
TIJUCAS | Terça Feira, 23 de Abril de 2024
Loading
Topo Daqui Tijucas
Menu Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Impressa Contato

Notícias

20 de Agosto de 2015 - 08:44:06

Devotos pedem por proteção aos pescadores

Ao contrários dos demais anos, desta vez a imagem de Nossa Senhora dos Navegantes não foi conduzida pelo rio Tijucas
 
 
Devotos pedem por proteção aos pescadores

A santa que dá nome à capela do bairro da Praça, em Tijucas, é também a padroeira dos pescadores. No último final de semana, aconteceu a festa de Nossa Senhora dos Navegantes. Ao contrário dos demais anos, desta vez a imagem não foi levada em procissão pelo rio Tijucas. Uma decisão da organização, por questões de segurança. Mesmo assim, fiéis conduziram a santa, caminhando, até as margens do rio. Foi dada a benção às embarcações, apesar da pequena participação dos pescadores no festejo.

Jurema de Souza, 53 anos, não pesca. Mesmo assim, é devota de Nossa Senhora dos Navegantes. Na manhã do último domingo, quando aconteceu a caminhada com a imagem da santa, ela estava entre os fiéis que acompanharam a procissão. “Desde que eu me conheço por gente, participo. É uma devoção que vem de família, além de ser a padroeira do meu bairro da Praça”, comenta.

Uma das razões de, este ano, não ter a procissão de barcos pelo rio Tijucas foi um acidente que ocorreu no ano anterior. Um trapiche caiu quando dezenas de fiéis tentavam subir no barco que conduziria a imagem de Nossa Senhora dos Navegantes. Vários caíram na água. Jurema era uma destas pessoas. “Na hora levei um susto. Mas depois até achei divertido. Mesmo cheia de lama e toda molhada, continuei acompanhando a santa até o fim da procissão”, recorda. Ela diz que, se voltar a ter a manifestação pelo rio, irá participar.

POUCOS PESCADORES

Segundo um dos organizadores da festa, Luiz Antônio Maurício, a participação das famílias – principalmente do bairro da Praça – foram de acordo com as expectativas. No entanto, destaca a ausência dos pescadores. “A classe está muito desunida. Nem da missa participaram. E a devoção tem que partir deles, não podemos forçar ninguém a ter fé. A festa só acontece porque muitas famílias do bairro, que nem são pescadores, são bem devotos à Nossa Senhora dos Navegantes”, salienta Totonho.

FESTA CENTENÁRIA

Pela tradição católica, a festa é celebrada no dia 2 de fevereiro. Mas, em Tijucas, os festeiros costumam comemorar o dia da padroeira em agosto. O primeiro festejo realizado por aqui para a santa que protege os pescadores foi em fevereiro de 1900. E não foi na comunidade da Praça. A celebração aconteceu numa capelinha antiga que ficava na praça 4 de maio (hoje Getúlio Vargas), em frente da Rádio Vale, no centro da cidade. 

 

Envie um Comentário

 

Últimas Notícias

Santa Catarina registra 30 municípios afetados pelas chuvas e sete em situação de emergência
Feira do Livro de Tijucas acontece na próxima semana
Prefeitura de São João Batista lança concurso público para diversas áreas
Porto Belo realiza terceira edição do programa Emprega Mais na próxima semana
Cláudio do Jornal conquista R$ 700 mil para a saúde de Tijucas
Rodapé Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Galerias Vídeos Impressa Contato
Rodapé Contato Contato AmpliWeb Google Plus YouTube