Topo
TIJUCAS | Quinta Feira, 28 de Março de 2024
Loading
Topo Daqui Tijucas
Menu Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Impressa Contato

Notícias

13 de Agosto de 2015 - 09:32:23

Associação de orquidófilos comemora 18 anos

Grupo se reúne periodicamente para falar sobre as plantas. Em comum, eles têm a paixão por orquídeas
 
 
Associação de orquidófilos comemora 18 anos

Tem quem ame ganhar flores. Outros, são apaixonados por cultivar. Foi do prazer em cuidar das plantas – mais especificamente as espécies de orquídeas – que um grupo resolveu, há exatos 18 anos, criar uma instituição na cidade: a Associação dos Orquidófilos de Tijucas. “Hoje somos em 25 associados, mas devem ter umas 60 pessoas que cultivam. Só que nem todos gostam da formalidade”, comenta um dos fundadores e hoje presidente, Nedimar Correia, o Mazica.

Todas as quintas-feiras, os associados se reúnem na sede, que fica nos fundos do ginásio de esportes João Bayer Filho, no centro da cidade. Na pauta, a troca de informações sobre as plantas. Mazica conta que, atualmente, eles têm inovado: fizeram reproduções in vitro e também estão adaptando plantas de fora para se acostumarem com o clima daqui. “A maioria das orquídeas que estamos acostumados a cultivar florescem entre agosto de dezembro, por isso queremos adaptar algumas de fora, como do nordeste, por exemplo”, argumenta.

A maioria dos associados são homens. E pelo menos uma espécie de orquídea é comum entre todos eles: a Cattleya Intermedia, conhecida popularmente por Marrequinha – que desde 2003 ficou instituída por lei municipal como a flor símbolo do município de Tijucas. “Nossas portas estão sempre abertas a quem quiser se juntar ao grupo. Somos pessoas que gostam de plantas e que reunimos para falar sobre. Quanto mais gente, mais motivadores serão nossos encontros”, ressalta Mazica. Ele diz que, quem precisar de mais informações, pode entrar em contato pelo telefone (48) 9978-1942.

EXPOSIÇÕES NO ESTADO

Vira e mexe, os orquidófilos de Tijucas vão para outras cidades de Santa Catarina representar a associação em exposições. Amanhã mesmo, alguns embarcam rumo a Balneário Piçarras. Segundo Mazica, o ponto alto do grupo é justamente o evento feito aqui, uma vez por ano. A exposição em Tijucas, que acontecerá em novembro, deve reunir entre 700 e 800 plantas, contando com a participação de cultivadores de todo o estado.

 

 

Envie um Comentário

 

Últimas Notícias

Tijucas inicia Campanha de Vacinação contra a Influenza e Tétano
Bombinhas e Florianópolis têm áreas de cultivo de moluscos interditadas temporariamente
Prefeitura de Tijucas está com vagas de estágio remunerado abertas
Audiência Pública para leitura da realidade municipal de Tijucas acontece dia 02 de abril
Turistas gastam mais e setor hoteleiro tem alta na Temporada de Verão, aponta pesquisa
Rodapé Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Galerias Vídeos Impressa Contato
Rodapé Contato Contato AmpliWeb Google Plus YouTube