Topo
TIJUCAS | Sábado, 27 de Abril de 2024
Loading
Topo Daqui Tijucas
Menu Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Impressa Contato

Notícias

19 de Fevereiro de 2024 - 12:56:23

Projeto promove formação gratuita em teatro de animação em Canelinha

Oficinas propostas pela Cia. Andante ocorrem de 7 a 10 de março. As práticas têm como foco a disseminação de conhecimentos sobre as linguagens do teatro de objetos e do teatro lambe-lambe
 
 
Projeto promove formação gratuita em teatro de animação em Canelinha

A cidade de Canelinha recebe, entre os dias 7 (quinta-feira) e 10 (domingo) de março, duas oficinas gratuitas de teatro de animação. As ações formativas integram o projeto Cartografia das Miudezas, uma iniciativa da Cia. Andante Produções Artísticas, sediada na cidade, e têm o objetivo de disseminar conhecimentos sobre a produção do teatro lambe-lambe e do teatro de objetos. Cada oficina tem 20 vagas disponíveis e qualquer pessoa interessada, com idade acima dos 14 anos, pode participar. Para se inscrever basta preencher o formulário neste link: https://bit.ly/cartografiadasmiudezas.

As práticas serão divididas em duas modalidades. A oficina Museu de Pequenos Afetos tem como proposta a familiarização com o teatro de objetos e ocorre no dia 7 (quinta-feira), com quatro horas de duração. A prática propõe a criação de pequenas cenas a partir de objetos de afeto, da memória e da narrativa autobiográfica, gerando embriões para futuras dramaturgias de espetáculos, teatro lambe-lambe, contação de histórias, performances, intervenção artística, entre outros.

A oficina Caixa Misteriosa, por sua vez, ocorre nos dias 8, 9 e 10 (quinta, sexta e sábado), e vai trabalhar com o teatro lambe-lambe, modalidade teatral em que uma cena em miniatura é apresentada para um único expectador através de uma pequena abertura em uma caixa. A formação pretende passar por todas as etapas teóricas e práticas da construção da caixa-teatro. Partindo dos objetos de memória e narrativas autobiográficas para a criação dramatúrgica, ao final da oficina cada integrante terá construído um protótipo da caixa e seu próprio espetáculo em miniatura.

Ao final de cada oficina haverá demonstração de processo aberta ao público. Qualquer pessoa que queira conhecer ou apreciar os diversos processos criativos individuais e o resultado final das oficinas poderá participar.

As práticas serão ministradas pela multiartista e produtora cultural Jô Fornari, fundadora da Cia. Andante, que destaca a importância de atividades de formação como a proposta no projeto para a difusão deste segmento do teatro. “Essas duas linguagens teatrais são linguagens recentes e que a companhia já trabalha há algum tempo. Então a gente tem a oportunidade de ser multiplicador, torná-las mais acessíveis e populares. Tanto para os artistas que queiram trabalhar com essas técnicas, quanto para o público, porque temos o intuito de fomentar embriões de obras que posteriormente serão apresentadas por aí afora”, salienta.

A preocupação com a acessibilidade é uma marca do projeto, diferencial inédito em um projeto realizado pela Cia Andante. Em metade das oficinas, a depender das inscrições, haverá intérprete de Libras. Além disso, todos os espaços onde ocorrerão as atividades são plenamente acessíveis para cadeirantes ou pessoas com mobilidade reduzida.

Cartografia das Miudezas: Espaço de Formação é um projeto cultural selecionado pelo Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura - Edição 2023, executado com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura. Além de Canelinha, o projeto também vai circular pelas cidades de Blumenau, Lages e Joaçaba.

 

Serviço:

O quê: Cartografia das Miudezas - Espaço de Formação. Oficinas gratuitas de teatro ministradas pela Cia. Andante;

Quando:

- Oficina Museu de Pequenos Afetos:

- Dia 7 de março (quinta-feira), das 14h às 18h;

- Oficina Museu de Pequenos Afetos:

- Dia 08 de março (sexta-feira), das 14h às 19h;

- Dias 9 (sábado) e 10 (domingo) de março, das 10h às 18h.

Onde: Moinho de Inventos Espaço Criativo, sede da Cia. Andante - Rua Regina B. Clemer, nº 3207, bairro Índia - Canelinha (SC).

Quanto: gratuito. Inscrições em: https://bit.ly/cartografiadasmiudezas.

Mais informações podem ser obtidas nas redes sociais da companhia: @ciaandante.

 

 

Envie um Comentário

 

Últimas Notícias

Porto Belo realiza Segundo Encontro de Pescadores na Praia do Baixio
Santa Catarina registra 30 municípios afetados pelas chuvas e sete em situação de emergência
Feira do Livro de Tijucas acontece na próxima semana
Prefeitura de São João Batista lança concurso público para diversas áreas
Porto Belo realiza terceira edição do programa Emprega Mais na próxima semana
Rodapé Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Galerias Vídeos Impressa Contato
Rodapé Contato Contato AmpliWeb Google Plus YouTube