Topo
TIJUCAS | Segunda Feira, 29 de Abril de 2024
Loading
Topo Daqui Tijucas
Menu Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Impressa Contato

Notícias

31 de Janeiro de 2024 - 14:39:01

Trimestre será de altas temperaturas e chuva próxima da média

 
 
Trimestre será de altas temperaturas e chuva próxima da média
Os catarinenses podem esperar chuvas dentro da média e temperaturas próximas a acima da média nos meses de fevereiro, março e abril – é o que aponta o Boletim de Previsão Climática divulgado pela Epagri/Ciram. A previsão também indica que a chegada do outono de 2024 deve marcar o fim do El Niño. O início da estação no Hemisfério Sul ocorre no dia 20 de março às 00h06. Confira a previsão climática para Santa Catarina:
 
Chuva mal distribuída
Durante o mês de fevereiro, a chuva deve ser mal distribuída no estado, associada ao processo de convecção (característica de verão). A previsão para Santa Catarina aponta que podem ocorrer chuvas intensas no Litoral e no Vale do Itajaí devido à circulação marítima. “No fim do verão, ainda sob influência do El Niño, permanece o risco de eventos extremos com chuva forte e totais elevados em curto intervalo de tempo, temporais com forte atividade elétrica (raios), granizo e ventania”, destaca Gilsânia Cruz, meteorologista da Epagri/Ciram. Em março e abril, os volumes ficam próximos do esperado.
 
Temperatura
Ao longo do trimestre, a temperatura deve ficar próxima a acima da média climatológica em Santa Catarina. Nos meses de fevereiro e março, as massas de ar quente atuam com frequência, com dias consecutivos de temperatura alta, inclusive à noite. Ondas de calor são esperadas no verão, especialmente devido à influência do El Niño.
 
“Podem ocorrer episódios isolados com temperatura mais baixa na madrugada e ao amanhecer, com geada nas áreas altas do Planalto Sul. Esses episódios devem ser mais frequentes no decorrer de abril, com a chegada das primeiras massas de ar frio ao estado”, acrescenta a meteorologista Marilene de Lima.
 
Fim do El Niño
Em dezembro de 2023, a temperatura da superfície do mar (TSM) seguiu elevada em todo o Pacífico Equatorial, com anomalia positiva próxima e acima de 2°C, devido à atuação do El Niño forte. Em janeiro de 2024, observa-se uma diminuição desse aquecimento em boa parte do Pacífico Equatorial.
 
Para os próximos meses, a previsão é de término do fenômeno El Niño, se estabelecendo a neutralidade no decorrer do outono. Há possibilidade de ocorrer La Niña na sequência, e as condições serão monitoradas no decorrer do ano.
 
 
 

Envie um Comentário

 

Últimas Notícias

Porto Belo realiza Segundo Encontro de Pescadores na Praia do Baixio
Santa Catarina registra 30 municípios afetados pelas chuvas e sete em situação de emergência
Feira do Livro de Tijucas acontece na próxima semana
Prefeitura de São João Batista lança concurso público para diversas áreas
Porto Belo realiza terceira edição do programa Emprega Mais na próxima semana
Rodapé Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Galerias Vídeos Impressa Contato
Rodapé Contato Contato AmpliWeb Google Plus YouTube