Topo
TIJUCAS | Sábado, 27 de Abril de 2024
Loading
Topo Daqui Tijucas
Menu Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Impressa Contato

Notícias

16 de Novembro de 2022 - 23:09:53

Tijucas se despede do ex-prefeito Nilton Fagundes, o Gordo

A primeira eleição que disputou, foi para vereador, em 1972. Na época com 21 anos, já foi o mais votado entre os eleitos, iniciando a trajetória política na cidade
 
 
Tijucas se despede do ex-prefeito Nilton Fagundes, o Gordo

Além de ter sido vereador e prefeito, Gordo também foi deputado estadual 

 

Na madrugada da última terça-feira (8), Tijucas se despediu de uma das mais ilustres figuras políticas do município: o ex-vereador, ex-prefeito e ex-deputado estadual Nilton Fagundes, o Gordo, com 71 anos. Em 2016, em reportagem especial ao Jornal DAQUI sobre trajetórias políticas, ele recordou parte da sua história – que hoje recordamos nos parágrafos seguintes.  

A primeira eleição que disputou, foi para vereador, em 1972. Na época com 21 anos, concorreu inclusive com o próprio irmão. Mesmo assim, Gordo foi eleito. E o mais votado daquela disputa. Saiu das urnas com moral. O que o elevou, na eleição seguinte, a ser um dos dois candidatos a prefeito pelo MDB. Naquele tempo, os partidos podiam lançar até três candidatos a prefeito – os votos eram somados à legenda da sigla; a que tivesse mais, vencia a disputa; e o nome com mais votos nela, ganhava. 

“Os resultados demoravam dois dias para sair. No primeiro dia de contagem, eu estava na frente. Fui dormir prefeito... Cheguei em casa falando para minha mulher que estava preocupado, porque era muito gago, não iria conseguir fazer discurso na posse”, recordou. Mas no dia seguinte, quando abriram as urnas dos bairros do interior, Lauro Viera de Brito foi quem ganhou a eleição pelo MDB (que superou o Arena no total de votos da legenda). Seis anos depois, voltou à disputa. Desta vez ganhou. E se orgulha de ter feito o sucessor – Binho Barreto, que ganhou em 1988. 

PRIMEIRO TUCANO 

Apesar de sempre ligado ao PMDB, o nome de Gordo está marcado na história do PSDB de Santa Catarina. Em 1990, foi convidado a concorrer à Assembleia Legislativa e incentivado a ir por um partido que surgia com nomes fortes no nível nacional. Saiu pelo PSDB e ganhou. Foi o primeiro deputado estadual tucano. Contudo, não gostou da experiência de ter sido parlamentar. “Aquilo lá foi minha maior decepção. Guarda batendo continência, tapete vermelho, muita pompa... Não gostei. Gostava mesmo era de ser prefeito!”, ressaltou. 

SABIA DA DERROTA 

Em 2000, de volta pelo PMDB, Gordo saiu a vice na chapa encabeçada por Dinho do Posto – que era vice-prefeito de Tijucas. “Um mês antes eu já sabia que tava perdido. Percebia os sinais. Passava pelas casas e só via camisa amarela pendurada no varal”, lembrou. E quem venceu aquela eleição foi a chapa Uilson e Brito, com uma diferença de mais de 700 votos. Foi a última eleição que disputou. Na época da reportagem, continuava ligado à política. Gostava. Mas garantiu que, para as urnas, não voltava mais. 

 

VÁ EM PAZ! 

Ex-vereador, ex-prefeito, ex-deputado estadual... Mas, apesar de já ter deixado todos estes cargos para trás, existe um posto do qual nunca se despediu: o de eterno AMIGO DO POVO! 

Era 2016 quando, ao fazer uma reportagem especial para o jornal DAQUI, parei para ouvir as histórias de Nilton Fagundes sobre a trajetória política – que contava com orgulho (algumas delas) e em outras rindo de si próprio. Na época, o convidei para ir até a prefeitura fazer uma foto ao lado da foto que estampa o corredor de Prefeitos do paço municipal. E por ali mesmo já lembrava de mais histórias para contar, do tempo em que abria as portas da prefeitura ao povo, atendia aos pedidos de quem mais precisava e abraçava os mais necessitados. ESSE É O GORDO! 

Pouco antes da eleição de 2020, vem conversar comigo. Queria me encorajar a encarar a vida política: “vais ser bem votado. Eu vejo, eu conto quantas curtidas tens na internet”, dizia, demonstrando confiar no resultado positivo. ACERTOU! 

Este ano, tive a oportunidade de ao lado de seu filho – vereador Fernando Fagundes – protocolar projeto para tornar um de seus “filhos” um patrimônio histórico de Tijucas: o nosso Dino. Projeto aprovado, sancionado e transformado em lei municipal. Para este feito, não consegui o cumprimentar pessoalmente... Já estava nesta batalha contra a doença. E hoje chega seu dia de descansar. VÁ EM PAZ, SEU GORDO. 

Sentimentos aos familiares, amigos... E gratidão em nome do povo que o senhor tanto ajudou ao longo destes tantos anos! 

Cláudio Eduardo de Souza – editor do Jornal DAQUI

 

 

Envie um Comentário

 

Últimas Notícias

Porto Belo realiza Segundo Encontro de Pescadores na Praia do Baixio
Santa Catarina registra 30 municípios afetados pelas chuvas e sete em situação de emergência
Feira do Livro de Tijucas acontece na próxima semana
Prefeitura de São João Batista lança concurso público para diversas áreas
Porto Belo realiza terceira edição do programa Emprega Mais na próxima semana
Rodapé Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Galerias Vídeos Impressa Contato
Rodapé Contato Contato AmpliWeb Google Plus YouTube