Topo
TIJUCAS | Domingo, 28 de Abril de 2024
Loading
Topo Daqui Tijucas
Menu Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Impressa Contato

Notícias

14 de Outubro de 2022 - 11:36:44

Palestras e preventivos marcam a campanha do Outubro Rosa

Outubro Rosa é um movimento mundial, criado para lembrar a população sobre a importância dos exames para a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama
 
 
Palestras e preventivos marcam a campanha do Outubro Rosa

Para dar visibilidade à campanha, acontecerão várias palestras nas UBSs durante todo o mês

 

O mês de outubro chegou. Nesta época do ano acontece a campanha “Outubro Rosa”, conhecida mundialmente por realizar ações relacionadas à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero. O objetivo da campanha é conscientizar a sociedade e contribuir para a redução da mortalidade.

“Como em quase todas as doenças oncológicas, quanto mais precoce o diagnóstico, maiores as chances de cura. Esta importante campanha visa alertar não apenas as mulheres, mas a sociedade como um todo, sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce proporcionando mais acesso ao tratamento da doença”, comenta o secretário de Saúde de Tijucas, Vilson José Porcincula.

Para dar visibilidade à campanha, acontecerão várias palestras nas Unidades Básicas de Saúde de Tijucas durante todo o mês. A primeira delas aconteceu na quarta-feira (05), nas UBS do bairro Joáia e da localidade do Timbé. Ambas as palestras falando sobre o autocuidado e prevenção ao câncer de colo de útero e de mama.

“Durante o mês de outubro nossas unidades de saúde estarão realizando exames de HPV, sífilis, hepatite B e C, bem como realizando a coleta de exames preventivos. Tudo isso destacando ainda as rodas de conversa e as palestras sobre este assunto tão relevante para a saúde da mulher”, afirma a psicóloga Cassiana Pirath, coordenadora da Atenção Básica.

CAMPANHA EM ITAPEMA

A Secretaria de Saúde preparou uma programação especial para o “Outubro Rosa”. A campanha busca chamar a atenção sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de colo de útero e mama. Durante todo o mês, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) farão um revezamento de atendimento aos sábados , sempre das 8h às 17h.

Dentre as atividades terá a coleta de exame preventivo de câncer de colo do útero, exame e avaliação de mamas e solicitação de mamografia e USG conforme protocolo do Ministério da Saúde, além de orientações sobre a saúde feminina, planejamento familiar, testes rápidos, avaliação nutricional, odontológica, médica e de enfermagem, além de terapias integrativas e vacinação. “Todas as nossas Unidades Básicas de Saúde (UBS) estarão abertas para receber as mulheres com ações em várias áreas da saúde”, destacou o Secretário de Saúde, Alexandre dos Santos.

SOBRE O OUTUBRO ROSA

Outubro Rosa é um movimento mundial, criado para lembrar a população sobre a importância dos exames para a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama. Segundo o Inca – Instituto Nacional de Câncer, quando o câncer de mama é detectado em fases iniciais, são grandes as chances de cura com tratamentos menos agressivos.

No entanto, se o diagnóstico é realizado em um estágio mais avançado da doença, o câncer pode acabar espalhando para outros órgãos, a chamada metástase. Ela reduz as chances de cura, sendo vista e tratada como uma doença crônica. Com um diagnóstico tardio (ou estágio mais avançado da doença), o percentual de cura cai para 50%. Por isso, é essencial que as mulheres mantenham seus exames em dia, bem como o acompanhamento médico regular. A prevenção deve fazer parte da rotina da mulher, por meio do exame de toque, observação das mamas e, claro, hábitos e comportamentos saudáveis.

 

Envie um Comentário

 

Últimas Notícias

Porto Belo realiza Segundo Encontro de Pescadores na Praia do Baixio
Santa Catarina registra 30 municípios afetados pelas chuvas e sete em situação de emergência
Feira do Livro de Tijucas acontece na próxima semana
Prefeitura de São João Batista lança concurso público para diversas áreas
Porto Belo realiza terceira edição do programa Emprega Mais na próxima semana
Rodapé Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Galerias Vídeos Impressa Contato
Rodapé Contato Contato AmpliWeb Google Plus YouTube