Topo
TIJUCAS | Domingo, 28 de Abril de 2024
Loading
Topo Daqui Tijucas
Menu Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Impressa Contato

Notícias

23 de Agosto de 2022 - 14:00:10

Educação inicia treinamento de noções em primeiros socorros

Vereador Cláudio do Jornal apresentou requerimento questionando a realização dos treinamentos em julho. Prefeitura anunciou o início da capacitação esta semana
 
 
Educação inicia treinamento de noções em primeiros socorros

Lei federal obriga a realização de treinamentos, que podem salvar vidas  

 

Em 2018, foi sancionada a Lei Lucas (13722/2018), que obriga as escolas públicas e privadas e espaços de recreação infantil a se prepararem para atendimentos de primeiros socorros. No último mês de julho, o vereador Cláudio do Jornal (PDT) apresentou requerimento questionando a Secretaria Municipal de Educação se a lei estava sendo cumprida no município, com a realização de treinamentos para as equipes pedagógicas das unidades escolares da rede municipal. Nesta semana, a prefeitura divulgou o início dos treinamentos com diretores e coordenadores de ensino. 

O requerimento (089/2022) foi protocolado no início de julho e aprovado em plenário por unanimidade na sessão do dia 11 do mesmo mês. No pedido de informações, o vereador questiona se os treinamentos eram oferecidos nas unidades escolares, com qual frequência e, ainda, se novos profissionais de educação, quando contratados pelo município, também recebem a capacitação.  

Na ocasião, Cláudio ressaltou a importância do assunto para a segurança das crianças atendidas pelas escolas. “Todo cuidado é pouco quando estamos tratando de crianças. Qualquer pequeno acidente pode se tornar algo muito sério e precisamos estar preparados para reagir da melhor forma. Nas escolas, são os profissionais que têm esta responsabilidade, então é fundamental que tenham o conhecimento necessário”, salientou.  

No último dia 10 de agosto (quarta-feira), a Secretaria Municipal de Educação expediu ofício em resposta ao requerimento, informando que daria início aos treinamentos. E, na terça-feira (16), a prefeitura divulgou a participação de diretores e coordenadores de ensino de Rede Municipal de Educação de Tijucas de capacitação ministrada pelo Corpo de Bombeiros. Os cabos Kretzer e Raposo, com apoio das bombeiras comunitárias Valbia e Grasiela, ensinaram a equipe como agir no caso de fraturas, engasgamento e sangramentos. 

“As escolas abrigam um público que, por natureza, é mais agitado, distraído e imaturo. Isso significa que, quando estão juntas, as crianças têm uma propensão maior de se colocarem em situações de risco. Por isso as técnicas de primeiros socorros são indispensáveis em momentos de emergência, quando você precisa agir de forma rápida enquanto espera o atendimento médico especializado”, afirma a secretária de Educação, Deise Juliana Silveira. 

 

TEM LEI FEDERAL

A necessidade dessa lei ficou evidenciada depois de um acidente que ocorreu com Lucas Begalli, uma criança de apenas 10 anos de idade, que perdeu a vida em um simples passeio escolar. Motivo: asfixia mecânica que ocorreu em questão de minutos. Ou seja, ele se engasgou com um pedaço de salsicha do cachorro quente que serviram no lanche. Mas não recebeu os primeiros socorros de forma rápida e adequada. 

Essa fatalidade poderia ter sido evitada se houvesse preparo sobre primeiros socorros pelas pessoas responsáveis pelo evento. Por causa do seu filho único, Alessandra Begalli, a mãe do menino Lucas, se mobilizou para lutar por uma causa até então inexistente na legislação brasileira. Ela não se conformou com a situação de morte do filho. Afinal, se houvesse pessoas treinadas na escolapelo menos para os primeiros socorros – ele poderia ter sido salvo. Assim surgiu o debate que levaria à criação da Lei Lucas.

 

 

Envie um Comentário

 

Últimas Notícias

Porto Belo realiza Segundo Encontro de Pescadores na Praia do Baixio
Santa Catarina registra 30 municípios afetados pelas chuvas e sete em situação de emergência
Feira do Livro de Tijucas acontece na próxima semana
Prefeitura de São João Batista lança concurso público para diversas áreas
Porto Belo realiza terceira edição do programa Emprega Mais na próxima semana
Rodapé Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Galerias Vídeos Impressa Contato
Rodapé Contato Contato AmpliWeb Google Plus YouTube