Topo
TIJUCAS | Domingo, 28 de Abril de 2024
Loading
Topo Daqui Tijucas
Menu Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Impressa Contato

Notícias

09 de Abril de 2022 - 23:46:25

Exposição fotográfica retrata o trabalho nas cerâmicas

Projeto da fotógrafa Isadora Manerich registra a atividade econômica e dá origem à exposição \'Meu Mundo é o Barro\'
 
 
Exposição fotográfica retrata o trabalho nas cerâmicas

A exposição fotográfica acontece na Biblioteca Municipal e é aberta ao público

Para além de setor econômico fundamental para a história de Canelinha, a atividade cerâmica é, sem dúvidas, elemento central na formação da identidade da comunidade canelinhense. É com este olhar que a fotógrafa Isadora Manerich está realizando o projeto 'Meu Mundo é o Barro', em que registra o trabalho nas indústrias da cidade. O resultado do processo está em exposição fotográfica, na Biblioteca Pública Municipal Raul Miguel Vieira, aberto ao público. A exposição ficará disponível até o fim do mês.

O início da atividade cerâmica no município remonta ao começo do Século XX, quando surgiram as primeiras olarias. O impulso definitivo para o ramo se daria, aproximadamente, a partir da década de 1930 e consolidaria Canelinha como a Cidade das Cerâmicas, como é conhecida até hoje. Muito deste processo se deu em virtude da disponibilidade de matéria-prima na região e pela demanda da construção civil com o crescimento populacional da grande Florianópolis, Blumenau, Joinville e o desenvolvimento urbano do oeste catarinense, do Paraná e de São Paulo.

No projeto 'Meu Mundo é o Barro', a fotógrafa Isadora Manerich busca uma perspectiva atenta e sensível sobre a atividade cerâmica, com o objetivo de exaltar sua relevância socioeconômica para o município. “Fazia tempo que eu queria fazer essa série sobre as cerâmicas, inclusive tinha ensaiado alguma coisa em um trabalho da faculdade há alguns anos. Estou muito satisfeita de registrar dessa forma algo que está tão presente no cotidiano de Canelinha, que é um traço tão marcante da nossa identidade”, salienta a fotógrafa.

 

Envie um Comentário

 

Últimas Notícias

Porto Belo realiza Segundo Encontro de Pescadores na Praia do Baixio
Santa Catarina registra 30 municípios afetados pelas chuvas e sete em situação de emergência
Feira do Livro de Tijucas acontece na próxima semana
Prefeitura de São João Batista lança concurso público para diversas áreas
Porto Belo realiza terceira edição do programa Emprega Mais na próxima semana
Rodapé Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Galerias Vídeos Impressa Contato
Rodapé Contato Contato AmpliWeb Google Plus YouTube