Topo
TIJUCAS | Quinta Feira, 18 de Abril de 2024
Loading
Topo Daqui Tijucas
Menu Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Impressa Contato

Notícias

11 de Junho de 2021 - 16:19:13

Município de Tijucas celebra 161 anos de história

Mais de um século e meio de emancipação político-administrativa e 491 anos desde a chegada de Sebastião Caboto
 
 
Município de Tijucas celebra 161 anos de história

Construções antigas que se mantem de pé, contam parte da história de Tijucas, que no próximo dia 13 de junho completa 161 anos de emancipação político-administrativa. Mas, antes mesmo desse período, a cidade já tinha sido descoberta por colonizadores europeus. Uma trajetória que se confunde com a do Brasil e começa lá no século 16.  

Sebastião Caboto chegou aqui em 1530. Antes, aportou na Ilha de Santa Catarina, fez contato com os espanhóis e com os índios que lá viviam. Na volta, Caboto passou por aqui. Ao chegar no canal do rio, deu o nome de Porto de São Sebastião, em homenagem ao santo – que ainda hoje é padroeiro da cidade. Era prática comum entre os navegadores da época batizarem as descobertas com o nome do santo do dia. Era 19 de janeiro quando Caboto passou por aqui.  

Os primeiros moradores do local em que a cidade foi erguida foram os índios carijós, que faziam parte de uma subdivisão da tribo tupi-guarani. Teriam sido eles os responsáveis pelo nome da cidade. Tijucas é uma adaptação do termo “Tiyuca” – que era usado para denominar a lama escura das margens da foz do rio. Depois o nome foi aportuguesado pelos açorianos, no século 19.  

 

VINDA DOS EUROPEUS

Em 1746, Portugal resolveu enviar habitantes da ilha de Açores para povoar os territórios do sul brasileiro. Queriam impedir o avanço dos espanhóis que começavam a se apoderar de terras pela Ilha de Santa Catarina. Os imigrantes se estabeleceram onde hoje é o bairro Praça. Ergueram pequenas casas rústicas de madeira e sobreviviam da pesca.  

 

A EMANCIPAÇÃO

Tijucas pertencia a Porto Belo. Mas caminhava para virar independente num processo de desmembramento que, na época, estava sendo comum nos territórios do nosso litoral. Em 1848, foi criada a Freguesia e Paróquia de São Sebastião de Tijucas. Em 1859, foi elevada à categoria de vila (que corresponde ao município), se emancipando de Porto Belo. A instalação só foi efetivada em 13 de junho de 1860 – 161 anos atrás.

 

 

Envie um Comentário

 

Últimas Notícias

Santa Catarina registra 30 municípios afetados pelas chuvas e sete em situação de emergência
Feira do Livro de Tijucas acontece na próxima semana
Prefeitura de São João Batista lança concurso público para diversas áreas
Porto Belo realiza terceira edição do programa Emprega Mais na próxima semana
Cláudio do Jornal conquista R$ 700 mil para a saúde de Tijucas
Rodapé Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Galerias Vídeos Impressa Contato
Rodapé Contato Contato AmpliWeb Google Plus YouTube