Topo
TIJUCAS | Quarta Feira, 24 de Abril de 2024
Loading
Topo Daqui Tijucas
Menu Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Impressa Contato

Notícias

30 de Outubro de 2020 - 12:55:10

Setor de serviços cresce acima da média nacional

Em relação a agosto de 2019, o crescimento do comércio catarinense foi de 7,1%, enquanto que a média do Brasil foi de 3,9%
 
 
Setor de serviços cresce acima da média nacional

Dados positivos são da Pesquisa Mensal de Serviços do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) 

 

Pelo quarto mês consecutivo, a Pesquisa Mensal de Serviços do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), trouxe resultados positivos para Santa Catarina e reforça a continuidade da retomada econômica. O volume das receitas do segmento no Estado cresceu 3,4% em agosto, em comparação a julho, na série com ajuste sazonal, mês em que já havia crescido 3,1%, frente a junho. 

Dentre os 21 estados que apresentaram expansão em agosto, Santa Catarina mostrou destaque, cresceu mais que o Brasil (2,9%) e pontuou como uma das maiores contribuições positivas, ficando atrás apenas de Minas Gerais (5,8%). Na comparação com agosto de 2020 e 2019, mesmo com queda (4,0%), o estado catarinense apresentou o sexto melhor resultado. Analisando as cinco atividades de divulgação da pesquisa, a de serviços profissionais, administrativos e complementares apresentou um crescimento de 20,7% no mês. No acumulado deste ano, registrou uma variação de 1,1%. 

“Esta atualização demonstra o que a pesquisa do CAGED de agosto já vinha antecipando, que é a recuperação do segmento. Mesmo com retração no acumulado do ano, comparando com os outros estados brasileiros, Santa Catarina teve o segundo melhor desempenho entre os 12 maiores estados produtores de serviços, ficando atrás apenas do Rio de Janeiro”, explica o economista da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE), Paulo Zoldan. 

 

Altas do setor 

Em junho, o volume de serviços catarinense já tinha crescido 3,6%. E, em maio, o segmento havia experimentado alta de 6,4%. Acumulando alta de 16,5%, nos últimos 4 meses. 

 

Crescimento na atividade turística 

A Pesquisa Mensal de Serviços também trouxe resultados positivos do setor turístico catarinense. Após alta em junho e queda em julho, o volume de atividades do segmento cresceu 16,3% em agosto. No Brasil, o índice foi de 19,3% frente a julho. 

 

Comércio 

O volume de vendas do comércio varejista ampliado no Estado, em agosto, cresceu 3,6% em relação a julho. O resultado é o melhor da região Sul do país e representa o quarto mês consecutivo de alta. 

Em relação a agosto de 2019, o crescimento do comércio catarinense foi de 7,1%, bem acima da média nacional (3,9%).  

 

Indústria 

A produção industrial continua em expansão em Santa Catarina. Em agosto, o setor cresceu 6% no estado, na comparação com julho deste ano. O desempenho catarinense está acima da média nacional (3,2%) e atrás apenas do avanço registrado no Pará (9,8%). 

 

 

Envie um Comentário

 

Últimas Notícias

Santa Catarina registra 30 municípios afetados pelas chuvas e sete em situação de emergência
Feira do Livro de Tijucas acontece na próxima semana
Prefeitura de São João Batista lança concurso público para diversas áreas
Porto Belo realiza terceira edição do programa Emprega Mais na próxima semana
Cláudio do Jornal conquista R$ 700 mil para a saúde de Tijucas
Rodapé Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Galerias Vídeos Impressa Contato
Rodapé Contato Contato AmpliWeb Google Plus YouTube