Topo
TIJUCAS | Sexta Feira, 19 de Abril de 2024
Loading
Topo Daqui Tijucas
Menu Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Impressa Contato

Notícias

12 de Junho de 2020 - 14:59:44

Fala Especialista

 
 
Fala Especialista

Tijucas e seus sabores  

Renata Luz

 

Com a chegada do aniversário de Tijucas aflora aquele sentimento de orgulho e gratidão por nossa terra. Temos orgulho da nossa gente, história, tradição e, é claro, da nossa gastronomia. Escrever sobre as comidas que representam Tijucas foi um grande desafio, pois, somos cheios de delícias e sabores.  

Como estamos no mês de junho, podemos começar falando das comidinhas da Festa do Divino, que infelizmente este ano não pudemos aproveitar.  Quantas delícias! Roseta, churros, cocada, pinhão, quentão e o saborosíssimo churrasco, com aquele tempero caseiro que a equipe de voluntários da paróquia prepara com tanto carinho. 

Indo para o interior, temos os doces do Timbé. Uma região incrivelmente rica na cultura da gastronomia de afeto, que soube transformar toda uma história em um negócio profissional sem perder a essência. Doces como biju, orelha de gato, queijadinha, cocada, bolachinhas e tudo o mais para acompanhar nossos cafés da tarde em família. E por falar em doce, impossível comer uma só bala de banana ou qualquer doce de goiaba das nossas históricas e inovadoras fábricas Chaves e Primor.   

Ainda pelo interior, como Oliveira, Terra Nova e Campo Novo, temos os momentos de reunião para as matanças de porcos. Um dia inteiro para o preparo das carnes, cortes, toucinhos e morcilhas. Tudo isso em uma grande confraternização entre vizinhos e amigos, com a divisão de tudo que foi preparado.  

Passando por Santa Luzia, onde somos agraciados com uma região cheia dos encantos dos mares. Tenho paixão por esta parte da cidade! Seus Restaurantes, petisqueiras e as peixarias enriquecem nossa gastronomia com o que temos de mais açoriano em nossa veia. E vamos de tainha, porque o momento pede! 

Em minha infância, lembro de ir com minha avó Chica a engenhos de farinha para trazer aqueles sacos enormes de tecido com farinha quentinha para nosso pirão de cada dia. Naquela época, eles eram feitos com tração animal. Hoje já não existe mais esta cultura, porém a farinha dos Morretes continua sendo a mais saborosa para acompanhar tudo. Tijucano tem fama de adorar uma farinha e, confesso, que faço parte deste time.

E por falar em pirão... Nada representa mais nossa gastronomia do que o saborosíssimo e famoso Pirão com Linguiça. Não tem nada igual! Tão maravilhoso que virou festa tradicional na cidade. Seja com pirão branco ou de feijão e sempre acompanhado de uma saladinha e, é claro, farofa, porque amamos farinha. A linguiça usada para este prato tem sabor único e quando levada à brasa é ainda mais acentuado. Tem magia neste prato! E quando falamos em linguiça, não podemos esquecer da também famosa Linguiça do Orli, motivo de longas filas em seu açougue. 

E assim é nossa amada Tijucas. Para todos os gostostodas as mesas, todos os momentos... Para todos, com amor!

 

 

Envie um Comentário

 

Últimas Notícias

Santa Catarina registra 30 municípios afetados pelas chuvas e sete em situação de emergência
Feira do Livro de Tijucas acontece na próxima semana
Prefeitura de São João Batista lança concurso público para diversas áreas
Porto Belo realiza terceira edição do programa Emprega Mais na próxima semana
Cláudio do Jornal conquista R$ 700 mil para a saúde de Tijucas
Rodapé Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Galerias Vídeos Impressa Contato
Rodapé Contato Contato AmpliWeb Google Plus YouTube