Topo
TIJUCAS | Segunda Feira, 29 de Abril de 2024
Loading
Topo Daqui Tijucas
Menu Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Impressa Contato

Notícias

24 de Abril de 2020 - 21:34:07

Tijucas mantém missas sem a presença dos fiéis

Apesar da autorização do Governo do Estado, Paróquia daqui opta por seguir com as mesmas medidas do isolamento, transmitindo as celebrações pelas redes sociais e rádio
 
 
Tijucas mantém missas sem a presença dos fiéis

As transmissões acontecem no Facebook Pascom Tijucas e Rádio Vale 

 

O governador Carlos Moisés anunciou a liberação dos cultos religiosos e do funcionamento de shopping centers, centros comerciais, galerias, restaurantes e academias em Santa Catarina. No caso das atividades religiosas, o regramento já está concluído, com portaria publicada no Diário Oficial do Estado, e a permissão vale a partir da última terça-feira (21/04). Para os demais setores, a liberação ocorreu a partir da quarta-feira (22). 

“Essa retomada de atividades está sendo feita de forma muito responsável e calculada, inclusive com o uso de ferramentas que medem o impacto de cada movimento que o Governo faz. Contamos também com a colaboração de todos os catarinenses para que sigam as regras estabelecidas, a fim de evitar o contágio”, afirma Moisés. 

No caso das igrejas e templos, a portaria estabelece que eles só podem realizar cultos com 30% da capacidade máxima do local. Pessoas do grupo de risco, que inclui idosos, imunodeprimidos e imunossuprimidos, não poderão frequentar as atividades religiosas, nem mesmo de maneira individual. Durante os cultos, os fiéis devem manter uma distância de 1,5 metro entre si, e a instituição religiosa deve garantir que todos higienizem as mãos com álcool em gel a 70% e usem máscaras. 

De acordo com a determinação do Governo do Estado, os lugares de assento em templos e igrejas deverão ser disponibilizados de forma alternada entre as fileiras de bancos, devendo bloquear-se de forma física aqueles que não puderem ser ocupados. 

Outra determinação é que os atendimentos individuais ocorram apenas mediante agendamento. Em relação à transmissão on-line dos cultos sem público, fica estabelecido que a equipe responsável seja de, no máximo, cinco pessoas. Todos devem usar máscaras e higienizar suas mãos frequentemente. A fiscalização dessas medidas, que valem enquanto durar a pandemia, ficará a cargo da vigilância sanitária e das equipes de segurança pública. O regramento para o funcionamento das demais atividades deverá ser anunciado nesta terça-feira. 

 

MISSAS EM TIJUCAS

Apesar de liberação do governo do Estado para a realização das celebrações religiosas, cabe a cada igreja definir o retorno ou a manutenção das práticas realizadas durante o período de isolamento. A Paróquia São Sebastião, por exemplo, informou que as missas seguirão sendo apenas transmitidas pelas redes sociais e pela rádio. “O momento exige decisões responsáveis e atitudes que não contribuem com o aumento dos casos do novo Coronavírus”, afirmou o pároco, Padre Elizandro Scarsi.

 

INFORME PAROQUIAL 

A Paróquia São Sebastião informa que já teve acesso às orientações emitidas pelo Governo de Santa Catarina e, também, pela Arquidiocese de Florianópolis, sobre a abertura das Igrejas. 

No entanto, são situações complexas, que exigem definições relacionadas ao limite de pessoas, controle de entrada limpeza constante do local, fiéis que estão em grupos de risco, entre outros. Por isso, é solicitado que os fiéis tenham um pouco de paciência e entendam que o momento exige decisões responsáveis e atitudes que não contribuem com o aumento dos casos do novo Coronavírus. 

Sendo assim, as missas serão somente transmitidas ao vivo pelo Facebook Pascom Tijucas e Rádio Vale, também estará sendo transmitida pela Rádio Vale AM 950. 

Aos domingos à noite, às 19h30min, o Padre e os Diáconos estarão distribuindo à comunhão para os fiéis, a orientação é que, neste dia, às pessoas fiquem dentro de seus carros no estacionamento da Igreja Matriz acompanhando a Santa Missa pela Rádio ou pelo Facebook. 

Pe. Elizandro Scarsi - Pároco

 

 

Envie um Comentário

 

Últimas Notícias

Porto Belo realiza Segundo Encontro de Pescadores na Praia do Baixio
Santa Catarina registra 30 municípios afetados pelas chuvas e sete em situação de emergência
Feira do Livro de Tijucas acontece na próxima semana
Prefeitura de São João Batista lança concurso público para diversas áreas
Porto Belo realiza terceira edição do programa Emprega Mais na próxima semana
Rodapé Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Galerias Vídeos Impressa Contato
Rodapé Contato Contato AmpliWeb Google Plus YouTube