Topo
TIJUCAS | Segunda Feira, 29 de Abril de 2024
Loading
Topo Daqui Tijucas
Menu Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Impressa Contato

Notícias

25 de Outubro de 2019 - 20:58:12

Envelhecer! Ou não?

Equipe Sennes Residencial Geriátrico
 
 
Envelhecer! Ou não?

Seria tão bom se pudéssemos optar por essa condição de vida a que seremos expostos, mais cedo ou mais tarde. Para muitas pessoas o processo de tornar-se mais velho é rodeado de tabus, por isso é muito importante conversar e refletir acerca do envelhecer. O que é envelhecer? Quando começa? Quais os riscos? Quando envelheço eu morro? São muitas as perguntas e, para muitas delas, não se tem respostas concretas, pois cada sujeito é um ser único, rodeado de vivências, histórias de vida, opiniões, características próprias, por isso não há uma receita, como as de um bolo, para envelhecer bem.   

Desde o momento em que nascemos não paramos de envelhecer, aprender, e de nos desenvolver. Mas esse processo, além de muita sabedoria, experiência de vida e alegrias, traz muitas dificuldades devido ao declínio do estado de saúde físico e mental, como o aparecimento de doenças crônicas – diabetes, pressão alta, entre outras, perda da independência e autonomiaFica mais difícil vestir aquela roupa preferida, ir caminhando até a casa do filho para o almoço de domingo, enxergar o nome do remédio que tem que tomar ao meio dia e até mesmo tomar banho sozinho. Essas dificuldades em realizar atividades da vida diária são comuns quando chegamos na terceira idade, não é só com você. 

Nesse estágio da vida é extremamente necessário termos o apoio da família, sociedade e poder público. Precisamos que a sociedade nos enxergue e nos defenda para que possamos envelhecer com dignidade. Precisamos de acessibilidade para irmos e voltarmos de onde bem entendermos, precisamos de leis que assegurem nossos direitos básicos, como saúde de qualidade, acesso a exames e medicamentos assim que necessário, pois não podemos esperar muito. E ainda, precisamos de cuidados especiais, carinho, respeito, paciência e amor de familiares e amigos. 

Tornar-se velho realmente é um processo doloroso, complexo e repleto de novidades para quem o vive e para aqueles que o cercam. Não estamos preparados para lidar com o envelhecer e com as consequências dele. Por isso, muitas vezes, opta-se pela institucionalização dos idosos, as conhecidas casas de repouso, sobre qual falaremos mais numa próxima edição.

 

 

Envie um Comentário

 

Últimas Notícias

Porto Belo realiza Segundo Encontro de Pescadores na Praia do Baixio
Santa Catarina registra 30 municípios afetados pelas chuvas e sete em situação de emergência
Feira do Livro de Tijucas acontece na próxima semana
Prefeitura de São João Batista lança concurso público para diversas áreas
Porto Belo realiza terceira edição do programa Emprega Mais na próxima semana
Rodapé Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Galerias Vídeos Impressa Contato
Rodapé Contato Contato AmpliWeb Google Plus YouTube