Topo
TIJUCAS | Quinta Feira, 18 de Abril de 2024
Loading
Topo Daqui Tijucas
Menu Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Impressa Contato

Notícias

07 de Outubro de 2019 - 18:13:54

Desaba mais uma parte das paredes do Cine Theatro

“Por ter sido tombado como patrimônio histórico do Estado em 1988, a prefeitura não pode interferir no imóvel, que é ainda alvo de disputa familiar por herança”
 
 
Desaba mais uma parte das paredes do Cine Theatro

O imbróglio que envolve a reforma do antigo Cine Theatro Manoel Cruz, no centro de Tijucas, parece que só terá fim quando o último tijolo da edificação vir ao chão. No último final de semana, desabou mais uma parte do prédio – que é tombado como Patrimônio Histórico do Estado há mais de 30 anos. Os destroços caíram justamente em parte da rua Coronel Gallotti que, quatro meses antes, foi isolada para a passagem do trânsito, justamente pelo risco de novas quedas.

“Lamentamos muito pela situação em que este importante patrimônio se encontra e mais ainda, por não podermos agir diretamente na sua manutenção ou recuperação”, disse a secretária Municipal de Cultura, Paula Regina da Silva, em nota emitida pela prefeitura, após a queda.

No mesmo pronunciamento oficial, a administração municipal justificou que a responsabilidade de preservação do imóvel é da Fundação Catarinense de Cultura. “Por ter sido tombado como patrimônio histórico do Estado em 1988, a prefeitura não pode interferir no imóvel, que é ainda, alvo de disputa familiar por herança. A única medida que a administração municipal pode adotar é preservar a segurança do local, isolando a área condenada a fim de evitar acidentes”, alegou, informando ter notificado a Fundação e pedido providências ao Estado.

 

NOTA OFICIAL

A Fundação Catarinense de Cultura (FCC) e sua Diretoria de Patrimônio Cultural (DPAC) lamentam profundamente o sinistro ocorrido com o Cine Theatro Manoel Cruz, localizado no município de Tijucas, entre os dias 29 e 30 de setembro de 2019, quando parte da fachada principal da edificação entrou em colapso.  O Cine Theatro Manoel Cruz integra a lista de bens tombados pelo Estado de Santa Catarina, por meio de processo de tombamento que teve início no ano de 1994 e foi finalizado em 1998, conforme Decreto nº 3.353, de 10 de novembro de 1998. Importante esclarecer que à FCC cabe a vigilância sobre as unidades tombadas em nível estadual, sendo responsabilidade de seus proprietários a manutenção, a conservação e o restauro das edificações legalmente protegidas. A FCC informa que, após inúmeras notificações aos proprietários, alertando para a necessidade do cumprimento de suas obrigações legais, tomará todas as medidas cabíveis visando restituir os danos causados à edificação tombada.

Fundação Catarinense de Cultura (FCC)

 

Envie um Comentário

 

Últimas Notícias

Prefeitura de São João Batista lança concurso público para diversas áreas
Porto Belo realiza terceira edição do programa Emprega Mais na próxima semana
Cláudio do Jornal conquista R$ 700 mil para a saúde de Tijucas
Estado amplia serviço aeromédico e todo catarinense está a apenas 20 minutos de um atendimento por aeronave
Porto Belo lança o programa voltado para pacientes com dores crônicas
Rodapé Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Galerias Vídeos Impressa Contato
Rodapé Contato Contato AmpliWeb Google Plus YouTube