Topo
TIJUCAS | Quinta Feira, 25 de Abril de 2024
Loading
Topo Daqui Tijucas
Menu Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Impressa Contato

Notícias

14 de Junho de 2019 - 21:38:56

Viaje pelas lembranças na nossa Festa do Divino

 
 
Quando você sente que pertence a uma comunidade, ações e eventos que são considerados tradicionais sempre irão acender na memória as lembranças de algum momento de sua vida. É assim com a Festa do Divino Espírito Santo de Tijucas para quem é daqui. Pensa aí, quantas histórias (momentos e situações) vem à sua cabeça quando lembra da festa do Divino? 
Desde pequeno envolvido na igreja católica, na Capela Nossa Senhora dos Navegantes (bairro da Praça), ver o cortejo imperial deste ano sair de lá, trouxe à tona milhares de lembranças. Afinal, há 18 anos – quando o império tinha saído de lá pela última vez –, estava entre as crianças e adolescentes da Praça que formaram o cortejo.  
Não haviam sido poucas as vezes que juntara dinheiro (na maioria das vezes, vendendo picolé no verão) para conseguir comprar alguma roupa nova para, bem arrumado, prestigiar a festa tão aguardada pela cidade. Na missa, assistia à entrada do império achando que seria impossível estar entre os membros do cortejo: “deve ser muito caro essas roupas”, pensava. 
Até que em junho do ano 2000 foi anunciado que caberia à Praça organizar o império de 2001. Na época com 12 anos e bem menos de um metro e meio de altura, fui me informar como fazer para participar. Descobri que, se vendesse rifas ao longo do ano em valor suficiente para custear o aluguel da roupa, não precisaria pagar nada. E começava ali a peregrinação com blocos de rifa pelas ruas da Praça. Chegava para oferecer e era atendido com alegria pelos que compravam para ajudar. “Se eu participar, represento todos vocês”, dizia a alguns. E em poucos meses veio a certeza de que tinha conseguido o objetivo. Estaria no cortejo imperial.  
Passados 18 anos, voltam as lembranças: o frio na barriga pelo medo de não participar, a alegria indescritível em conseguir, o nervosismo da prova de roupas e o brilho nos olhos de entrar na igreja ao som da tradicional canção dos “devotos do Divino”. Outras crianças vivem, agora, o que eu vivi. E o ciclo vai continuar. Porque a tradição não morre.
 

Envie um Comentário

 

Últimas Notícias

Porto Belo realiza Segundo Encontro de Pescadores na Praia do Baixio
Santa Catarina registra 30 municípios afetados pelas chuvas e sete em situação de emergência
Feira do Livro de Tijucas acontece na próxima semana
Prefeitura de São João Batista lança concurso público para diversas áreas
Porto Belo realiza terceira edição do programa Emprega Mais na próxima semana
Rodapé Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Galerias Vídeos Impressa Contato
Rodapé Contato Contato AmpliWeb Google Plus YouTube