Topo
TIJUCAS | Quinta Feira, 09 de Maio de 2024
Loading
Topo Daqui Tijucas
Menu Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Impressa Contato

Notícias

28 de Maio de 2015 - 09:04:52

Pesca do camarão será liberada na segunda-feira

Desde o início de março, pescadores estão proibidos de sair com as redes para o arrasto
 
 

Os pescadores de camarão já podem preparar as redes para o arrasto. Está quase acabando o período do defeso da espécie – aquela época em que fica proibida a pesca. O camarão já pode ser capturado a partir da próxima segunda-feira. Com isso, até o preço deve diminuir. Desde o começo de março deste ano, quando começou o defeso, o crustáceo só é comercializado pelas peixarias que tinham em estoque, congelados.

Há 25 anos, Altair Bernardo de Souza, o Ataizinho, trabalha no ramo pesqueiro. Começou comprando camarão de bicicleta e bolsa emprestadas para vender. Mas, há oito anos, abriu a própria peixaria. Tem no crustáceo o principal produto. No entanto, sabe que precisa, todo ano, criar o próprio estoque de camarão congelado para ter o que vender no período de defeso. “Assim que reabrir a pesca, o arrasto já começa e até o preço deve baixar. Lógico que tudo vai depender da quantidade de camarão. Se der bastante, deve ficar mais barato”, comenta o peixeiro. No período em que só tinha camarão congelado para vender, por causa da proibição da pesca, o quilo descascado estava custando R$ 25.

A regra vale para todos os pescadores. Do início de março deste ano até o próximo domingo, 31 de maio, fica paralisada a pesca de arrasto motorizado dos camarões rosa, santana, branco, sete barbas, entre outros. A intenção da medida, que se repete todos os anos, é a recuperação do estoque pesqueiro, numa tentativa de evitar que a espécie entre em extinção.

CRIME AMBIENTAL

O período do defeso do camarão é regulamentado por Instrução Normativa do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama). Quem for pego desrespeitando a regra no período de proibição, poderá ser processado por crime ambiental. Além disto, está sujeito a pagar multa – o valor varia de acordo com a quantidade de camarão com que for flagrado – e apreensão dos equipamentos utilizados na pesca.

 

 

 

Envie um Comentário

 

Últimas Notícias

Bombeiro Militar catarinense reforça equipes no RS com cães e profissionais especializados em resgates em áreas de desli ...
Campanha de Vacinação está sendo realizada nas escolas de Tijucas
Músico ministra oficina de percussão para teatro em Canelinha na próxima semana
Porto Belo realiza Segundo Encontro de Pescadores na Praia do Baixio
Santa Catarina registra 30 municípios afetados pelas chuvas e sete em situação de emergência
Rodapé Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Galerias Vídeos Impressa Contato
Rodapé Contato Contato AmpliWeb Google Plus YouTube