Topo
TIJUCAS | Sábado, 20 de Abril de 2024
Loading
Topo Daqui Tijucas
Menu Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Impressa Contato

Notícias

20 de Abril de 2018 - 15:12:29

Mais qualidade de vida no Lar dos Idosos

Novo projeto oferece aulas de Pilates para os idosos que vivem no Lar Santa Maria da Paz
 
 
Mais qualidade de vida no Lar dos Idosos
Atualmente, 60 idosos moram no Lar de Tijucas 
 
CLÁUDIO EDUARDO DE SOUZA 
 
Já passou da hora de se esquecer aquela ideia de que, conforme envelhece, a pessoa precisa ficar cada vez mais parada. Ao contrário. O movimento é um dos fatores para dar longevidade e aumentar a qualidade de vida. E isto precisa valer também para os idosos que vivem longe de seus familiares. No Lar Santa Maria da Paz, em Tijucas, foi inaugurado um projeto – com espaço e aparelhos próprios – que oferece aulas de Pilates aos idosos.  
Com aparelhos adquiridos por meio do Fundo Municipal da Pessoa Idosa e com a contratação de fisioterapeuta exclusiva para o Pilates dos idosos, foi inaugurada na tarde da última quarta-feira o espaço do projeto, no Lar Santa Maria da Paz. “Lutamos por dois anos e meio para que o Fundo fosse instituído e começasse a funcionar, agora começamos a colher parte do fruto desta luta”, salienta o diretor da entidade, Luiz Carlos Santana Filho.  
Atualmente, o Lar atende 60 idosos, tendo outros 40 na fila de espera. De acordo com o diretor, apenas 27% são de pessoas de Tijucas. Os demais, são da região. “Ter uma minoria de idosos de Tijucas é visto como uma estatística boa. Significa que os familiares daqui tem dado a atenção para os seus parentes durante o envelhecimento”, destaca.  
Ao criar o projeto para aula de Pilates aos idosos, Luiz Carlos comemora mais um passo dado pelo Lar na luta para aumentar a qualidade de vida dos que vivem na instituição. “O idoso não é uma pessoa em fim de carreira. É alguém que pode produzir e que precisa se sentir útil, amado e respeitado”, comenta. A ação atenderá, ainda, idosos da comunidade que se cadastrem na secretaria municipal de Ação Social, que ficará responsável por analisar quem pode ou não se encaixar no projeto. 
 
O que é o Pilates? 
Basicamente, o Pilates é um método composto por exercícios físicos e alongamentos que utilizam o peso do próprio corpo na sua execução. Além disso, é também uma técnica de reeducação do movimento que tem como objetivo trabalhar todo o corpo, trazendo equilíbrio muscular e mental.
O método trabalha vários grupos musculares ao mesmo tempo, através de movimentos suaves e contínuos, com ênfase na concentração, no fortalecimento e na estabilização dos músculos centrais do corpo. Por isso, o Pilates mistura um treino de força e flexibilidade que ajudam a melhorar a postura, alongar e tonificar os músculos. Os exercícios têm por objetivo focar na qualidade dos movimentos, ao invés da quantidade, deixando o praticante revigorado após a prática.
 

Envie um Comentário

 

Últimas Notícias

Santa Catarina registra 30 municípios afetados pelas chuvas e sete em situação de emergência
Feira do Livro de Tijucas acontece na próxima semana
Prefeitura de São João Batista lança concurso público para diversas áreas
Porto Belo realiza terceira edição do programa Emprega Mais na próxima semana
Cláudio do Jornal conquista R$ 700 mil para a saúde de Tijucas
Rodapé Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Galerias Vídeos Impressa Contato
Rodapé Contato Contato AmpliWeb Google Plus YouTube